domingo, 12 de setembro de 2010

Minha infância..."Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons." (Carlos Drummond de Andrade)


De minha infância, hoje, vejo que muitas lembranças boas ficaram na memória. Das amigas, dos amigos que eram tantos sem que meus pais soubessem, crescemos juntos e muitas histórias ficaram das nossas brincadeiras e das nossas brigas. Crescemos, cada qual seguiu caminhos que pouco se cruzaram; alguns morreram, e nessa tragédia dei-me conta de fato da fragilidade da vida. Uma menina linda saudável transformando-se em mulher, não teve uma segunda chance. 
Aos dez anos fomos para Bahia, lugar lindo, tantos encantos... Parecia tudo tão comum banhos gelados, casa cheia, banhos na cachoeira, nos rios, apresentações...
Apaixonei-me, não queria mais voltar para São Paulo... 
Lembro-me das borboletas de todas as cores e tipos que bailavam nas manhãs ensolaradas ao redor das flores, os mais variados pássaros que cantavam alegres, o pé de goiabeira, de manga, de cacau, de caju, jaca, o cajueiro na casa de minha tia onde brincava com meus primos a sua sombra, o lampião (não havia luz elétrica) e fogueiras que meu tio fazia nas noites, a festa do dia das Mães, como me emocionava!  As festas dos meus aniversários minhas bonecas.

Minha mãe foi internada e fiquei aos cuidados do meu pai, adorava... Preocupava com tudo, me sentia tão protegida, contava tudo a Ele... Fiquei menstruada pela primeira vez e sai correndo para dizer a ele que havia me cortado... Lembro-me do seu rosto desesperado , colocou-me no carro e me levou ao hospital...

Lembro das brincadeiras como amarelinha, pique esconde, pique bandeira, carrinho de rolemã, carrinhos, pião, soltar pipa, bolinha de gude, passa o anel, ir ao circo, brincar de cantar, desfilar como modelo, apertar campanhia alheia, brincar de professora, das travessuras na escola, etc.


Lembro de minha mãe sempre nos afazeres e meu pai também, porém, sempre tinha um instante para rir e dizer “..é moleca o tu estás a fazeres”...

Ouvia sempre muitas discussões, mas nunca dei importância, entrava para meu quarto e ficava... Sempre estava do lado do meu pai, sem saber se estava certo ou não.

Para não dizer que não falei de tristeza, sempre me entristecia quando meu pai chegava com a cabeça quente, pois havia bebido muito, procurando algo que ninguém sabia onde encontrar e então brigava com todos!

Não entendia a história do poço, da terra, do muro, da parede, das cortinas, do colchão etc... Isto até hoje.
Família numerosa, todos unidos por um único objetivo...
Estavam todos reunidos em casa ou na casa da vovó. Confusões inúmeras...
Várias festas, casamentos, aniversários, comemorações de terem conseguido... E assim a família unida crescia e vencia tudo e a todos...
Continuaria lembrando, infinitas são as lembranças que me ocorreram ao escrever, mas não devo alongar ainda mais o texto.

17 comentários:

  1. Bom dia.
    Viu o que fiz postei pra mim mesmo.Fica melhor assim, porém continuo aqui.
    Gosto de ser realmente um bom amigo em todas as horas.
    Mas sabe para quem é?
    Linda foto. O mundo está ficando mais bonito, com a sua força.
    Bonito como se refere a seu pai.
    Quando o espetáculo acabar, não se esqueça que estou na primeira fila de pé te aplaudindo pela vitória.
    Quero resposta. Me deixa te acompanhar nesta sessão, por favor.
    Quero de estar ao lado.

    ResponderExcluir
  2. Terça dia 14, não.
    Quero estar sozinha, lembra do me disse... se quiser chorar, chore, se quiser ficar sozinha e quero ir sozinha.
    Posso observar e conversar melhor.
    Obrigada, pela sua atenção, carinho e AMIZADE.

    ResponderExcluir
  3. Você é a Melhor Mãe do Mundo, Eu te amo Muitoo

    ResponderExcluir
  4. Você é a Melhor Mãe² do Mundo², Eu te amo Muitoo!

    ResponderExcluir
  5. Que o seu dia seja cheio de vida e esperança.
    Não vou só assistir o espetáculo quero participar e te ajudar a receber os aplausos do grande show que realizou e a vitória de ter interpretado muito bem a peça teatral que está participando.
    Lindo cenário, pela interpretação o texto tinha que ser seu.
    Ninguém iria interpretá-lo com tanta intensidade como está fazendo. Parabéns.
    Percebi ontem no seu sorriso que terá toda força para terminar a peça.

    ResponderExcluir
  6. Oi, saudades. Somente mensagens como essa poderia vir da sua pessoa, com tanta profundidade que nos leva a refletir como nós podemos fazer de nossas vidas momentos felizes e livres. Pois quando a ALMA esta liberta Ela pode transcender todos os obstáculos e assim, vemos que a transição de nossa infância é a melhor parte do viver, onde somos puros e não enchegamos como os olhos da maldade e do julgamento. Oportunidades retornam e devemos fazer de tudo para que possamos voltar e ser a criança livre e sem obstáculos para nossos objetivos.Parabéns por ser essa criança maravilhosa, de quem te ama muita. Bjos saudosos

    ResponderExcluir
  7. Que olhar!
    Vou estar nas suas histórias?
    Pode por meu nome faço parte da sua história.

    ResponderExcluir
  8. Edu, obrigada pela sua atenção e carinho.
    Estou preocupada se vou conseguir interpretar bem o meu papel. Às vezes quando entro no palco fico insegura e com medo. Mas, o importante e como me diz os aplausos dizem tudo. Obrigada pelo seu.

    ResponderExcluir
  9. Gomes, vou contar a sua passagem, seus momentos e a importância de um grande segurança e amigo na minha vida e da minha família.

    ResponderExcluir
  10. Filhas, mamis ama muito vocês também.

    ResponderExcluir
  11. Também estamos com saudades.
    A ALMA humana é como Goethe, nos faz refletir:

    "A alma humana é como a água: ela vem do Céu e volta para o Céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e vir."

    Claudemilson
    E é neste ir e vir que a Alma não guarda segredos nem mistérios e revela quem nos somos, a cada instante da nossa vida.

    Portanto, vale a pena termos a inocência de uma criança e o amor que está presente em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  12. SAUDADES MUITAS HOJE ESTOU CARENTE DE COLO DE MAE AMIGOS FAMILIA ENFIM TODOS

    ResponderExcluir
  13. Prazer Jú sou Edu também carente não de colo de mãe, mas que ela me de sua atenção por segundos...
    Estamos empatados, diz a sua mãe que eu existo para ela.
    Eduardo Frield

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jú
    Saudade é melhor do que caminhar vazio.
    Peninha

    ResponderExcluir
  15. Edu, para nem conhece é já vai mandando recadinhos.
    Cheio de graça.

    ResponderExcluir
  16. Eduardo prazer em conhece-lo. Não irei convencer ninguem de nada, só posso lhe dizer que tua AMIZADE faz muito bem para minha mãe, portanto sou feliz por ela também pois verdadeiros AMIGOS são raros e voce pelo jeito é um deles.

    ResponderExcluir
  17. Juliana, vou fazer o possível e o impossível para vê-la sorrindo e feliz, está mulher me encantou de tal forma que não paro de olhar a cada foto, a cada detalhe, principalmente este olhar fascinante que ela tem.

    ResponderExcluir