quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Coisas de família, em família devem ficar." (Provérbio)... SERÁ?

Meus avôs Marcos e Francisco faleceram... Tudo muito triste.
Aos sete anos, fui morar com meus pais, era tudo tão estranho.
Havia uma vizinha a qual tomava conta de várias crianças enquanto os pais trabalhavam, brincávamos de escola e realmente ela nos ensinava.
Fizemos uma apresentação: A cinderela.
Foi linda a peça, adorei.
Só aos oito anos de idade fui para uma escola: São Vicente de Paula. Escola Católica Apostólica Romana. Tudo era proibido... Eu fazia tudo o que era proibido...vivia na diretoria sendo chamada atenção e assinando um tal livro Negro.
Conheci várias amigas e amigos.
Final de semana casa da Vovó era animado, todos os presentes riam, dançavam era uma festa.
Havia situações que eu não entendia, mas participava da grande festa, soltavam fogos...
Não podia sair com os amigos e nem ir até a casa deles...
Na realidade não conhecia o mundo.
Enquanto meus pais trabalhavam eu ficava com uma vizinha, tinha vários filhos... Brincávamos de carrinho de rolemã, carrinhos, soltávamos pipa em cima da laje dos outros, jogávamos futebol, bolinha de gude e todas as brincadeiras dos meninos. Perto de meus pais chegarem tomava banho e ficava bem quietinha.
Em casa achava tudo muito chato. Era muito sozinha, filha única... Assim pensava.
Meu pai me levava ao parque de diversão.
Todos os dias colocavam-me para dormir. Deitava em minha cama esperava ele dormir e amarrava- o no meu cobertor... Para ficar comigo.
Acordava-me às 3.00 horas da manhã para que  tomássemos café e riamos contando sempre a mesma história: do lobo e o queijo.
Meu pai, meu ídolo... Meu sonho. minha paixão...

Ao meu PAI

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendi a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.
Obrigada, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!


24 comentários:

  1. Nina/Ivone, Você é o que você pensa. Então, mergulhe dentro de sí mesma .
    Estou fascinado por ter conhecido uma pessoa forte, corajosa, meiga, sensual e que enfrenta as dificuldades com bom ânimo.
    Percebi que está no caminho correto quando me disse que “Abre todas as manhãs a janela da esperança e feche as cortinas amassadas do desânimo e da dor.”
    Esse é o caminho não tenha vergonha alguma de expressar os seus sentimentos, ou seja, tem vontade de chorar, então chore.Tem vontade de ficar só,então fique. Chorar não é 1 forma de fraqueza emocional, é tão só 1 sentimento aflorado.
    Viu como sei realmente o significado de tudo isso.
    Beijos
    De quem a cada dia te admira mais...
    Eduardo Frield

    ResponderExcluir
  2. Gostei sobre sue idolo, quem sabe um dia...
    quem sabe...
    Eduardo Frield

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Por que não me responde aqui?
    Ouvi tudo com muita atenção, agora leia com muita atenção e reflita:

    Ouvi dizer que o mais importante na nossa vida não é quando passamos a conhecer alguém e sim no momento em que este alguém passa a existir dentro de nós.
    Ás vezes falamos o que não de ver dito, ouvimos o que não deve ser ouvido, choramos por alguém. Sabe por que, Nina/Ivone?
    Porque ama quem não deve ser amado.
    O meu coração grita: insista, persista e nunca desista.
    Nina/Ivone, se a nossa amizade é como as folhas coloridas, porque apagar as mensagens que te escrevo?
    Tem uma Família linda. É uma mãe, avó mulher maravilhosa. Tenha um ótimo final de semana.
    Se precisar me liga, vou estar em Itatiaia.
    Eduardo Frield

    ResponderExcluir
  4. Só passando para saber de você.
    Tá em casa, não consigo falar com você.
    Precisa de alguma coisa. Volto na segunda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oooooooi Eduardo (:
    Filha mais nova aqui! ;D
    Dica: Guenta tres meses *-*
    Um beijo e um sorriso ;]*

    ResponderExcluir
  6. Se coisas de familia devem ficar em familia... nao! Devem ser eternizadas pela beleza que tem, pelo poder que carregam...pela simplicidade...pelo movimento no ar...pela infinidade de sentimentos que provocam quando se elevam... ate pela fraqueza que nos provocam quando sao lembrados e nos fazem sentir essa dor mista de saudade... mesmo que tenha que sentir isso novamente, nenhuma dor sera tao profunda... tao dolorida, selvagem... A senhora sabe do que falo, ne... Sao dores... que provocam lagrimas... de saudade!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Edu, MEU AMIGO continuo todos os dias abrindo todas as manhãs a janela da esperança e fechando as cortinas do desânimo e da dor. Procuro com isso ir buscar o que mais quero em minha vida. Quanto meu ídolo, MEU PAI foi maravilhoso pra mim; em relação as folhas coloridas quis comparar a sua AMIZADE com a beleza da natureza, pelo carinho, simpatia e apoio.

    ResponderExcluir
  8. Bá, obrigada pelas palavras, sabe que meu PAI, foi, será e é tudo na minha vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Um amor dura para sempre quando sentimos sem restrições e com verdade do ser. Não importando quando e onde, mas ele resiste ao tempo e a qualquer mal entendido...pois ele é mais, muito mais... Às vezes, naquele exato momento não concordamos muito com suas ações e intenções, mas na verdade eu pergunto: será que estamos prontos para ele??? Depois de algum tempo parece que a memória da gente resgata aquele momento perdido no passado e, que ironia. Podia não concordar, mas hoje, as coisas são diferentes e descubro que tudo era uma verdade... é fato???

    ResponderExcluir
  10. Significa que depois dos 3 meses, a senhora abaixa a guarda só um tiquim...
    TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  11. mae devemos amar nosso pai sobre todas as circunstancias da vida eles sao a imagem que temos desde cedo do ideal de como deve ser um homem todo pai e e sempre sera um heroi o meu pai era meu heroi adoro ver esse amor e orgulho que a senhora tem de seu pai

    ResponderExcluir
  12. Meninas,
    A cada dia agradeço a minha Mãe Oyá pelos os dias da minha vida, aproveito e agradeço a Ela todos os dias pelo eterno presente que Ela me deu: Vocês... Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. A senhora é a mãe, o exemplo, a mulher que nos faz sorrir em situações indescritiveis... A que nos guia em meio a escuridão! Que pega no colo, enchuga lagrimas (limpa narizes) rsrsrs
    é de ti que nos lembramos todos os dias ao sentirmos o calor e vermos o brilho do sol, afinal é o mesmo calor que temos quando nos encontramos em teu abraço, e o brilho, encontramos o mesmo no seu olhar...
    Por mais palavras que eu escreva, fale, tente demonstrar é impossivel dizer o quanto é especial; sua presença é essencial, a alegria do meu sorriso, vem de poder fazer parte da sua vida!
    Não tem uma noite, que eu não encoste a cabeça no travesseiro e que não agradeça a Oxala por ter me permitido ser sua filha, por ter me permitido ser sua florzinha! ♥

    ResponderExcluir
  14. Tamiris,
    Filha linda, puxou a mãe.
    Que declaração linda, que fez pra ela.
    Uma mulher forte, meiga, batalhadora e que não desiste de lutar pelo que mais quer...Essa é Nina/Ivone.
    Quer dizer que são apenas três meses?
    O que mais devo saber?
    Então posso considerá-la uma amiga?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Eduardo!
    Você não sabe nem um terço do quanto essa mulher é linda. Por dentro e por fora!
    Pois é... Tres meses e ela abaixa a guarda um pouquinho... Apenas tres não! São 'OS' tres meses. Rsrsrsrsrs
    Vou dando as dicas conforme achar necessário... xD
    Sim. Claro que pode me considerar amiga.
    MÃE te amo!
    Um beijo e um sorriso ;D*

    ResponderExcluir
  16. TAMIRIS e Sr. EDUARDO:
    PRESTEM ATENÇÃO, meu blog, minha página para comentários do que escrevo. Não para os dois estarem com gracinhas...
    Bjs...rs

    ResponderExcluir
  17. O TEU RISO

    Tira-me o pão, se quiseres,
    tira-me o ar, mas não
    me tires o teu riso.

    Não me tires a rosa,
    a lança que desfolhas,
    a água que de súbito
    brota da tua alegria,
    a repentina onda
    de prata que em ti nasce.

    A minha luta é dura e regresso
    com os olhos cansados
    às vezes por ver
    que a terra não muda,
    mas ao entrar teu riso
    sobe ao céu a procurar-me
    e abre-me todas
    as portas da vida.

    Meu amor, nos momentos
    mais escuros solta
    o teu riso e se de súbito
    vires que o meu sangue mancha
    as pedras da rua,
    ri, porque o teu riso
    será para as minhas mãos
    como uma espada fresca.

    À beira do mar, no outono,
    teu riso deve erguer
    sua cascata de espuma,
    e na primavera , amor,
    quero teu riso como
    a flor que esperava,
    a flor azul, a rosa
    da minha pátria sonora.

    Ri-te da noite,
    do dia, da lua,
    ri-te das ruas
    tortas da ilha,
    ri-te deste grosseiro
    rapaz que te ama,
    mas quando abro
    os olhos e os fecho,
    quando meus passos vão,
    quando voltam meus passos,
    nega-me o pão, o ar,
    a luz, a primavera,
    mas nunca o teu riso,
    porque então morreria.


    Pablo Neruda

    ResponderExcluir
  18. Bá, lindo.
    Nada poderá apagar o meu sorriso, minha alegria e minha vida. Isso por que:
    "O pensamento é como a alma, eterno - a ação, como o corpo, é mortal. “
    (Gustave Flaubert)
    ’Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. "
    (Joseph Ernest Renan)
    Então, seja em seus pensamentos, nos meus, nos rios, nas quedas d’água, no mar, no céu, nas estrelas, no campo, no sol em toda parte lá estou, pois meus pensamentos são para viver com toda intensidade e força que a VIDA possa nos dar.

    ResponderExcluir
  19. Como queria ouvir sua voz, novamente.
    É linda, linda.
    Eduardo Frield

    ResponderExcluir
  20. Sua voz é encantadora como seu olhar, como você.
    Eduardo Frield

    ResponderExcluir
  21. Mãe minha "Pequena Princesa", hoje peço permissão para pegar uma carona em seu blog pelo lindo assunto que surgiu! Falar de família é um bem eterno, meus caminhos são traçados pelo que minha família me mostra ser pela simplicidade e humildade e o amor e a sabedoria que minha linda Vózinha me transmite.
    Sem minha família de sangue não sou nada e hoje sem a "Minha Família" Espiritual não dou um passo e você especialmente faz parte desta história! A cada dia aprendemos o quanto esta união é importante, porem não somente nos momentos de alegria, mas na tristeza é que aprendemos o valor de uma Grande Família, o colo aquecido e os olhares de dedicação sem pedir nada em troca, o importante para um lar de família é o bem estar de quem convive.
    Mãe, o meu Pai pode não estar presente hoje por completo, mas para mim simplesmente fico “tonta” quando estou na presença dele é o Meu Grande Herói e fechando os olhos em uma brisa que bate consigo sentir o cheiro da pele dele.
    Com ele eu aprendi a amar os animais, a natureza, aprender a dirigir e como fazer um arroz com batatas, foi ele quem me deu meu 1º cavalo e meu primeiro carrinho de rolimã (hoje falo que foi meu primeiro e único conversível!!".
    Minhas noites ao lado dele e de minha Mãezona era em foram de muita alegria, sempre nossas refeições foram em volta de uma mesa, apesar de ser filha única nunca me senti sozinha ao lado deles e hoje permaneço da mesma forma.
    Quando eu tinha medo de alguma coisa, meu Pai se mostrava estar com mais medo ainda para me dar segurança. Lembro-me um dia em que fomos pescar, eu estava sentada na ponta do barco e ele de frente... Só nós dois como fazíamos sempre, ele me olhou deu uma gargalhada e disse: - Filha por mais que eu tenha errado em minha vida, você me fez ver com todo orgulho que um Pai pode ter o grande presente que Deus deu a mim e sua mãe!!!! Pode se passar anos, mas aquele momento foi retratado como uma pintura em uma linda tela de arte, pois tudo estava a favor!
    Mãe, obrigada por tudo!!!!
    Grande Beijo
    **Obrigada pelo espaço**
    Um assunto deste não pode ficar somente em família, temos que compartilhar.

    ResponderExcluir