quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Minha religião... Minha vida


Comparando minhas aspirações e sonhos com de outras crianças... quanta diferença.
Fui educada em um lar religioso, com regras, fundamentos e espelhava-me na força, delicadeza, dureza, suavidade que via na minha avó Celina e no meu Pai com a liberdade, igualdade, força, sabedoria, fraternidade...
Sabia que poderia aprender muito e queria aprender muito.
Deveria ter orgulho e alegria por fazer parte de uma hierarquia.
Passei por todos os testes que a vida me proporcionou, ou melhor, que me proporcionaram, hoje tenho orgulho que passei com habilidade.
Conheci a Umbanda por causa da minha filha Luana, que nascerá com um problema que os médicos não conseguiam a solução. Uma má formação entre o esôfago e o pulmão. Sofremos muito.
Passei a participar de um Templo de Umbanda, fizemos tudo que pediram. Foi um grande, longo tratamento e nunca nos cobraram nada. Ela obteve o merecimento da cura. Nem os próprios médicos entendiam como não havia mais nada, contei o que fizemos.
Por este motivo sou eternamente grata a Sete Linhas da Umbanda e principalmente aos pretos-velhos que sempre me deixavam palavras de conforto e segurança, Pai Antônio do Congo, Pai José e Pai Emanuel, por eles sentia que poderia dar muito e colher muito. Sentia-me parte daquela família, nunca falhei em freqüentar e de participar de tudo naquele Templo, abraçava todas as oportunidades que me fora dado.
Jamais esqueci minhas origens, meu agradecimento, meu respeito é o meu amor aos Orixás que tudo fizeram também em minha vida.
Passei a estudar e dedicar-me a estes assuntos com as entidades da Umbanda aonde me deparei com uma particularidade, aprendizado que tinha obtido na minha vida, não em religião, mas a fé em Deus comum ás religiões.
Hoje, dirijo um Templo Umbandista com muito respeito e amor a todas as Entidades e Orixás.
Não me esqueço das Entidades que enxugaram minhas lágrimas, que abriram meus caminhos, curaram minhas feridas na alma e no corpo.
Nós temos que deixar claro qual a nossa religião, não ter vergonha, afirmar sou umbandista, amo minha religião, seus fundamentos, sua liturgia e seu ritual.
Apagar a imagem negativa que as pessoas em geral têm da Umbanda e lutarmos todos juntos para acabarmos com o preconceito.
Aprender a respeitar para sermos respeitados.
Ter a certeza que a Umbanda não vê: cor, poder econômico, status sociais, raça e preocupa-se com: a caridade, o amor, a ajuda, a justiça, a cura, alívio, a fraternidade, a união, respeito, a ética, etc...
Procuro passar com amor tudo que aprendi aos filhos da casa e a todos. Aos quais tenho um sentimento que invade meu coração, um orgulho quando ouço suas histórias de vitórias, o sorriso, o olhar, tirando suas dúvidas, quando são verdadeiros irmãos e sinto uma enorme dor naquele momento que a sua dor é a minha.
Que orgulho! Tê-los nesta casa a cada vitória e conquista de vocês me levanto para aplaudir e agradeço a minha mãe Oya por este grande presente, VOCÊS.

13 comentários:

  1. Na verdade são as sete lágrimas de um mestre.Mas como os pretos velhos são mestres, também tá certo.

    ResponderExcluir
  2. Sinto sempre você perto de mim. Quando durmo sinto seus braços e o calor do seu corpo. Te amo. Quero você para sempre.

    Feiticeiro

    http://www.youtube.com/watch?v=YEn4y-mPZZU

    ResponderExcluir
  3. Meu Pai Vem De Aruanda,
    E a Nossa Mãe é Iansã (8)

    http://www.youtube.com/watch?v=H4Fey5iurac&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  4. Por tudo o que já vivi, por tudo o que já passei e presenciei em minha vida, és a MELLHOR e minha MAIOR ALEGRIA junto à nossa Religião; depois que lhe conheci e conheci a UMBANDA, com o passar dos dias aquela dor e sofrimento foram sicatrizando, aprendi a amar (onde pensei que nunca mais fosse sentir novamente), aprendi a VIVER novamente. Agradeço eternamente por tudo que me ensinaste, pelo presente que vem me dando a cada dia que se passa: fazer parte dessa religião, ser sua filha!
    Eternamente obrigado à todos os Orixás, Entidades, à senhora à Família Omilola!
    AMOR INCONDICIONAL S2

    ResponderExcluir
  5. É mulher continua a mesma. Sua religião é tudo na sua vida. Fico feliz em saber do amor pela sua mãe Iansã. Quando irá comentar de Maria Padilha s Sate Ventanias tenho saudade das conversas, conselhos, broncas deles.

    ResponderExcluir
  6. Comovente a leitura sobre "As sete lágrimas de um preto-velho", mesmo não conhecendo sua religião passei a ter uma outra visão.
    Bonito o texto que fala sobre Iansã e também o conteúdo da música.
    Voc^, amiga fala com a alma nos faz entrar na história, já li muitas reportagem sobre sua religião e são colocadas num ponto negativo , gostaria que abordasse mais sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  7. Sei que prometi não te enviar nenhum comentário, mas como não responde meus emails estou aqui.
    Nina, tudo bem?
    Lindo "As sete lágrimas de um preto-velho", Quanto a Grande Guerreira que a força, coragem dela e a paciência dos pretos-velhos possam estar sempre junto a você, Nina.
    O que anda fazendo que desapareceu.
    Não consigo ficar sem pensar em você, para de colocar as pessoas para fora da sua vida. Dá uma chance para você e pra mim.
    Vou lutar.
    Eduardo Frield
    http://www.youtube.com/watch?v=wI0CeV3plt0&feature=related

    ResponderExcluir
  8. Vou lutar até conseguir um sorriso, um olhar e atenção.
    Não vou te esquecer
    http://www.youtube.com/watch?v=AX_oPh1Dgek&feature=related

    ResponderExcluir
  9. Wilson, os pretos-velhos são verdadeiros mestres, amam sem limitações, não falham, acreditam na humanidade e lutam por todos.

    ResponderExcluir
  10. Máàhrcíìnháà,
    Que lindo, gostei muito e tenho certeza que Oyá também. Que te proteja sempre...

    ResponderExcluir
  11. Maria de Fátima - (Keity)
    Que lindo seu depoimento, filha. Que Oyá lhe proteja sempre.

    ResponderExcluir
  12. Espíritos,♫♪
    nossos ancestrais,♪♫
    sejam nossos guias,♫♪
    tragam sua luz e muito mais ♪♫
    somos o seu povo ♫♪
    todos tão iguais ♪♫
    nessa irmandade,♫♪
    a caminho da paz ♪♫
    como irmãos e como iguais ♫♪
    que ensinem o bem verdadeiro ♪♫
    com amor dessa união ♫♪
    nossas decisões ♪♫
    escolhas que são ♫♪
    o futuro que nossas mão ♪♫
    seremos gratos por tudo que temos ♫♪
    todos nós, sempre juntos a sonhar ♪♫
    cultivar nossa fé ♫♪
    pra no fim da jornada ♪♫
    compreender que ainda vai começar ♫♪

    http://www.youtube.com/watch?v=ZA8HlV02efI

    ResponderExcluir